domingo, 28 de junho de 2009

PAVÃO PÚRPURA


Pavão Roxo ou Púrpura
Tem a plumagem castanha com reflexos púrpura nos machos. As asas são raiadas de castanho ao contrário do pavão azul que as tem raiadas de preto. As fêmeas só têm estes reflexos no pescoço. Esta mutação tem a mesma cor padrão do Pavão Azul.


A crista, cabeça, peito e pescoço são de um azul mais forte que o azul indiano e apresentam uma irradiação púrpura com a luz do sol directa.

Fêmea Púrpura
Pavão Púrpura
A plumagem do Pavão Púrpura é de igual padrão à do Pavão Azul, só que, no caso dos machos, em vez de raiado de preto, as suas asas são raiadas de castanho, o pescoço em vez de azul reflecte púrpura e os ocellus também reflectem púrpura. Nas fotos em baixo, compare os pormenores da plumagem do Pavão púrpura com a do Pavão Azul.

Este pavão quando corteja as fêmeas ainda nos surpreende de outra forma, é que conforme se move e desde que os raios de sol incidam na sua plumagem, esta está sempre a mudar a cor e os reflexos que emitem a cor azul passam para púrpura e de púrpura para azul.A cor púrpura pode ainda ser introduzida em pavões com outros padrões de plumagem como o Asa Negra, o Arlequim, etc.

O factor reprodutivo está ligado ao sexo o que torna difícil adquirir machos púrpura, pois, o macho cruzado com qualquer pavoa (incluindo a pavoa púrpura) produzirá 100% de fêmeas púrpuras. Quanto aos machos a cor será azul índia dividida em púrpura e na cor da fêmea. Daí a disponibilidade de muito mais fêmeas que machos para venda. As fêmeas púrpuras cruzadas com qualquer outro pavão que não seja o pavão púrpura não produzirão qualquer descendência púrpura, só descendência dividida pela cor.
A cor das fêmeas é mais escura que a dos Cameo mas com roxo no pescoço sendo difícil de distinguir em pequenos. A coloração desaparece na primavera e no verão.
Trata-se de uma cor de mutação que pode ser combinada com outras mutações como Púrpura Arlequim, Púrpura Asa Negra e Púrpura Spalding.

Sem comentários:

Enviar um comentário