domingo, 28 de junho de 2009

PAVÃO REAL














O macho apresenta a cabeça, o pescoço e o peito azulado metálico e tem um penacho na cabeça entre o azul e o verde. O dorso e o peito têm um tom verde. As asas mostram barras brancas e pretas, dispostas de forma alternada e quase paralela. A cauda aberta, que pode atingir 2 metros e meio de diâmetro, tem um tom predominantemente verde onde se intercalam pequenos olhos (ocelos com azul no centro e amarelo circundante). Os olhos são castanhos. O bico castanho claro amarelado, é curvo e cónico.
Peso em adulto pode atingir os 5 quilos.
A distinção das cores faz-se através dos anos. Ao nascer adquire uma plumagem cinza no corpo e o peito é branco. Passados alguns meses o branco transforma-se em azul e o manto passa nos machos de cinza a tons de azul e verde.
Ao segundo ano, embora com menores dimensões, o macho apresenta já o aspecto de adulto. A cauda é menor frequentemente sem ocelos.
Só atinge ao terceiro ano o tamanho e as cores definitivas e a maturidade sexual.
O macho tem as pernas mais longas e maiores esporões que a fêmea. No primeiro ano os machos apresentam uma barra branca e preta envolvendo as asas, espáduas e cauda. A primeira cor a aparecer em ambos os sexos é o verde no pescoço por volta dos 3 meses mas aos 6 meses a cabeça do macho já apresenta cores azuis.
O penacho do pavão consiste num lindo leque azul metálico.
Pele branca despida de penas numa faixa desde o bico até ao cimo dos olhos e desde a face até ao ouvido. Na fêmea a pele e a crista facial são idênticos ao macho, mas a crista é castanha. O pescoço e a parte superior do peito azul incandescente. As costas verde metálico claro, cada pena com uma listra central azul e uma borda preta com um pedaço castanho em forma de V.
A parte traseira similar mas com o interior bordado a verde dourado.
As verdadeiras penas da cauda castanho escurecido com sarapintado pálido. A cauda é composta na sua parte superior por tectrizes. As suas penas são longas, verde metálico com espinhas separadas com reflexos bronze-lilás ou púrpura. Na parte final das penas há um ocelo (olho) que consiste num centro azul forte circulado por um anel de azul água, castanho-bronze e um anel estreito de verde dourado e bronze-lilás.

As penas exteriores e as mais longas na parte central não têm ocelos. As penas exteriores centrais têm um aveludado rebordo azul esverdeado. As penas centrais longas têm um terminal preto em meia-lua.
As costas e as asas são barradas irregularmente de amarelo cor de couro e castanho-negro.
As secundárias e tectrizes são pretas com azul colorido.
As rémiges são castanhas.
A parte debaixo do peito, flancos e abdómen são preto e castanho e verde escuro. As cochas são amarelo cor de couro com preto barrando a parte superior. Por debaixo da cauda cinza pálido de toque macio.
As patas e coxas têm um tom ferrugem com barras castanho escuras.


Sem comentários:

Enviar um comentário