domingo, 28 de junho de 2009

PAVÃO VERDE


Pavão verde (Pavo muticus)
Características:
Tem maior porte (macho 180-300cm, fêmea 100-110cm) que o pavão azul e é de índole mais bravia, podendo ser agressivo para o ser humano, sendo originário da ilha de Java e da península da Malaya.
Ao nascer tem uma cor parda no corpo e o pescoço já com reflexos em tons verdes. Mais tarde, a cabeça, pescoço e o peito têm uma tonalidade verde, mais escura no início do pescoço. Este e o dorso assumem cor verde metálica. Nalguns casos o verde tem tonalidades azuis. Nas faces, em frente dos olhos aparece uma mancha azul escura, aos lados circundando os olhos azul-cobalto e ao nível do ouvido aparece o amarelo (torrado). Roxo bem carregado circundante.
O penacho também tem a cor verde e pode atingir os 10 centímetros, devendo preferir-se os exemplares com maior penacho.
O manto é também de cor esverdeada, bem como as asas, que no início são de cor ferrugem e são rebordadas com tom laranja.
Os machos no segundo ano ainda não têm ocelos na cauda pelo que se torna difícil a distinção das fêmeas que terão sempre uma cauda mais curta.
Atinge as cores definitivas aos três anos e a idade adulta só aos 4 anos, podendo chegar aos vinte e cinco anos, embora a média de longevidade seja de dez anos.
Necessitam de um abrigo adequado por serem mais raros e sensíveis. Não mantêm, habitualmente, uma ligação ao lugar quando soltos embora já tenha tido um casal em liberdade após alguns anos de cativeiro.

Subespécies – são conhecidas três subespécies: Imperator, Spicifer e Indo-Chinese, habitando na Malásia, Ilha de Java e na Península. A espécie Imperador é a de maior porte.

Sem comentários:

Enviar um comentário